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O cadastro de clientes é composto pelas operações de inclusão, alteração e exclusão.
Neste cadastro é possível registrar os seguintes dados:
- Nome ou Razão social
- Nome fantasia
- Status (ativo, inativo ou bloqueado)
- Motivo do bloqueio (inadimplência, cobrança extrajudicial, cobrança judicial ou problemas cadastrais)
- Tipo do cliente (pessoa física ou pessoa jurídica)
- CPF e RG no caso de pessoa física; CNPJ e Inscrição estadual no caso de pessoa jurídica
- Endereço completo
- Telefones
- Ponto de referência
- E-mail
- Observação
Na inclusão de um cliente pode-se cadastrar um endereço de cobrança ou selecionar a opção em que o endereço de cobrança é o mesmo endereço do cliente. Pode-se ainda cadastrar um local de entrega (o mesmo endereço do cliente, o mesmo endereço da cobrança ou um novo endereço). Cada cliente pode ter vários locais de entrega registrados através da opção cadastro de local de entrega.
Nas operações de alteração e exclusão de clientes existe a busca aproximada do cliente pelo nome ou razão social, ou seja, quando as letras do nome são digitadas uma pré-seleção dos clientes vai aparecendo. Quando o cliente procurado for localizado, o usuário deve clicar sobre o respectivo nome para selecioná-lo. Quando o cliente é cadastrado é gravado em seu registro a data do cadastro e quando os dados do cliente passam por alguma alteração a data da última atualização também fica registrada. Quando o cliente já realizou alguma locação ele não poderá ser excluído, mas se a empresa deseja remover esse cliente, deve proceder uma alteração colocando o campo status para INATIVO ou BLOQUEADO. |
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